A França antes da revolução era dividida em três estados que são os seguintes: O primeiro constituído pelo alto e baixo clero ( bispos, padres e etc). O segundo constituído por nobres da corte, do campo e da toga e o terceiro composto por camponeses e burgueses. Naquela época o rei não era eleito pela sociedade e muitas pessoas compravam seus títulos como conde, duque, entre outros e as pessoas do terceiro estado não possuíam poder politico.
Já no Brasil, o presidente e os outros cargos como prefeito, vereador, etc são eleitos socialmente. Uma das grandes diferenças que temos em relação a os franceses pré-revolucionários é que possuímos poder politico independente de qual estado pertencemos. Votar, em nosso país se tornou algo obrigatório e um direito nosso. Assim que você completa 18 anos é obrigado a votar no politico que deseja e dessa forma temos a oportunidade de quem sabe mudar o nosso país.
Se fosse para dividir a sociedade em estados ficaria da seguinte forma; Primeiro estado: políticos, grandes empresários, ricos e milionários ( que por possuir muito dinheiro acaba por ter vantagens que quem possui menos dinheiro não tem). Segundo estado: A sociedade que no caso somos nós, desde o mais rico ao mais pobre. E o terceiro estado se encaixam os sem tetos, eles assim como todos nós possuem sim poder politico, mas por conta de suas condições de morar na rua e não ter os documentos necessários acabam ficando incapaz de votar até que sua condição melhore. Os menores de 16 anos tambem se encaixam nesse estado, porém temporariamente, porque por serem muito jovens não tem a capacidade de tomar esse tipo de decisão importante. Assim que você completa 16 aos tem a opção de tirar o seu titulo de eleitor e votar ou esperar até os 18 anos que aí sim se torna obrigatório a votação.