O meio ambiente vem sendo muito afetado nos últimos séculos, com o crescimento das cidades, industrias, automóveis, etc. Não é de hoje que vemos casos na TV de grandes desmatamentos, os efeitos da grande emissão de gases poluentes por parte das industrias, derretimento de geleiras e entre outros. Tudo isso vem prejudicando a vida do nosso planeta e de nós que vivemos nele.
Podemos citar como exemplo o caso de Mariana(MG) que aconteceu recentemente e prejudicou o meio ambiente e a vida das pessoas e animais que lá habitavam. O que aconteceu foi que duas barragens da mineradora Samarco se romperam, causando assim, a destruição de várias residências - Por conta da grande quantidade de lama acompanhada de rejeitos sólidos - E a poluição do rio Gualaxo o que prejudicou o abastecimento de água. A Samarco recebeu uma multa de 250 milhões de reais, pelo prejuízo dado.Entretanto, a grande questão é que esse dinheiro não vai trazer de volta as vidas perdidas e muito menos a regeneração do meio ambiente afetado. Especialistas afirmaram que pode levar séculos para que o ambiente se recupere, pois a lama que se espalhou por Minas Gerais e Espirito Santo impede que a matéria orgânica cresça.
Mariana, foi uma grande tragedia infelizmente, contudo, como disse anteriormente não é só isso que prejudica o meio ambiente. Vamos falar agora sobre os gases poluentes emitidos pelas industrias em todo o mundo.
Por conta da grande quantidade de emissão de CO2(Gás Carbônico) - que é o causador do efeito estufa de acordo com cientistas - foi implantado em em 1997, um tratado com o objetivo de redução da emissão desses gases, conhecido como protocolo de Kyoto.
O principal objetivo desse tratado era firmar acordos internacionais para estabelecer metas de redução na emissão de gases na atmosfera, principalmente por parte de países industrializados. Porém, apenas as nações ricas são obrigadas a reduzir suas emissões, as outras que estão em desenvolvimento, como; Brasil, China e Índia podem participar do acordo, mas não são obrigados a nada.
Os EUA apesar de ser um dos principais emissores de CO2, se opões ao tratado, alegando que a redução dos gases afetariam a economia do país. Nesses momentos que pudemos observar que o dinheiro ainda é mais importante do que a conservação do mundo em que vivemos, o que é uma pena, pois se continuarmos a ignorar a destruição do meio ambiente, não teremos mais um mundo para habitar.
A principal questão aqui é: Os ambientalistas já ganharam a luta pelo meio ambiente? E a resposta é a seguinte: Claramente vemos que não. Pois, infelizmente, não depende só deles e sim de todos os que vivem na terra. Eles estão lutando na justiça e de outras formar para diminuir a destruição do meio ambiente, mas essa luta não é tão fácil de ganhar e ainda está distante da vitoria.
Cada dia que passa o ser humano está se deixando levar pelo dinheiro e se esquecendo de cuidar do seu planeta, porque se nosso meio ambiente for destruído, para que valeu todo o esforço para chegar aonde estamos? reflita, pois se todos colaborarmos podemos mudar o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário